Sobre o autor


Uma pessoa dinâmica e polivalente.
 

Principais cargos e funções exercidas por Angelo Romero
 

I - Atividades Artísticas & Experiência Profissional

  1. Em 1954 fundou o Grupo Teatral Amigo das Artes (escreveu, dirigiu e atuou).

  2. Em 1960 criou o conjunto The Lord´s (mímica-dublagem). Por dois anos consecutivos o Conjunto foi eleito o melhor do ano em sua categoria, pelo programa “Hoje é dia de Rock” da Rádio Mayrink Veiga. Excursionou com sucesso pelas principais capitais do país, exibindo-se em emissoras de TV e de Rádio, Clubes e Casas Noturnas.

  3. Estreou em teatro profissional em S.Paulo, em 1964, como ator-atração da peça “Larga Brasa” para a Cia. Silva Filho.

  4. Ainda em 64, para a mesma Companhia e no mesmo teatro, estreou como autor da peça“Cassação de Mulheres”.

  5. De 1973 a 1974, foi administrador artístico da Cia. Teatral Colé/Silva Filho com temporada no Teatro Carlos Gomes, no Rio Rio de Janeiro. Nesse período, além da função de administrador, exerceu as funções de co-autor, ator, ensaiador e músico (bateria); tendo ainda escrito, dirigido e apresentado as peças - "Só na Coluna do Meio" e "De Costa a Coisa Vai”.
Na década de 80, foi assistente de produção da novela “Tempo de Viver” (TV Tupi) do programa Moacir Franco Show e teve participação como ator nas novelas globais: “O Casarão” e “Locomotivas”. Ainda nessa década, foi co-autor, apresentador e entrevistador do programa radiofônico “Capital Bom Dia”, para a Rádio Capital, e dublador de alguns filmes para a televisão.

  6. Em 1990 criou a empresa ARTENATIVA Produções Artísticas Ltda., com escritório na Cinelândia – Rio Janeiro, tendo como objetivos principais a montagem de espetáculos musicais e teatrais, e revelação de talentos.

  7. Ao se aposentar em 1991, reinaugurou uma boate em Petrópolis e a ela deu o nome de“Steel Power”. Seis meses depois, ao lado da boate, inaugurou o bar performático “Kansas City”.

  8. Em 2003 inaugurou, nos fundos de sua residência, o Centro Cultural e o Teatro Abelardo Romero. Já tendo escrito, dirigido e apresentado, até a presente data, as peças “Coroação de Miss Coroa”,“Teatro em Gotas e o Herdeiro”.

  9. Em fevereiro de 2007 lançou o “Boletim Cultural Carlito´s News” com distribuição dirigida aos associados do Centro Cultural.

  10. Em 2007 recebeu o prêmio especial do júri por texto e direção da cena “O Chá das Amigas”, para a 5ª Mostra Minimalista de Teatro de Petrópolis.

  11. Em 08 de dezembro de 2007 recebeu título de Acadêmico e foi empossado como membro titular da Academia Brasileira de Poesia.

  12. Em 16 de abril de 2010 recebeu o Prêmio "Reynaldo Chaves", como personalidade do ano em "Artes Cênicas".

  13. Em 08 de outubro de 2011 foi eleito e empossado como membro titular da Academia Petropolitana de Letras.

  14. Em 31 de agosto de 2012 recebeu o Prêmio "João Roberto D’Escragnolle", pelo Conjunto de Obras Literárias.



II - Na Área da Administração Pública



 1. Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro: redator e responsável pelo gerenciamento das multas e dos editais de interdição. Período de 1958 a 1988.
 2. Cedido à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Rádio Roquette Pinto: idealização, produção e apresentação do Programa “Um Nome, uma Vida”, no período 1985/1987.
 Observação: o programa liderou a audiência da Rádio na maior parte do tempo em que ficou no ar.
 3. Nos 5 anos complementares à aposentadoria (de 1988 a 1992), exerceu a função de Assessor Cultural do Governo, colaborando diretamente com o Projeto Cidadania nos bairros, projeto este que atendia a população carente dos bairros do Rio de Janeiro, uma vez a cada mês, levando atendimentos médico/dentário e providenciava a retirada de documentos. Responsável por toda parte artístico-musical.

III - Na Área Privada
 
 1. Gerente Administrativo e de Criação. “Avant Première Modas”, pequena fábrica de confecções de roupas, no bairro da Saúde. Período de 1970 a 1972.
 2. Idealizador, produtor e diretor do Jornal “O Jacaré”, embrião de um projeto empresarial (Jornais dos Bairros).
 Observação: O Jornal cobria todo o populoso bairro do Jacaré, na cidade do Rio de Janeiro. Tempos mais tarde, coincidência ou não, o Jornal O GLOBO lançou o seu “Jornal dos Bairros”.
 3. Administrador Geral do Sampaio Atlético Clube, no período de 1984 a 1985.
 Observação: O Clube estava completamente falido. Através de uma série de reformas – estatutárias, institucionais, administrativas e gerenciais, e, sobretudo, em função da dinamização dos departamentos Social e Desportivo. Em 1985 o Clube já tinha quitado todas suas dívidas e apresentava em seu caixa um saudável saldo positivo.
 4. Gerente de Produção da Fábrica Tanger. De automóveis. Período de 1986 a 1987. Ao iniciar sua função, a Tanger produzia 16 veículos/mês, ao sair deixou a produção em 130/mês.
 
 
IV - Formação Acadêmico-Profissional
 
 Em 1981, diplomou-se em Fisioterapia, tendo exercido essa profissão, sempre cumulativamente com atividades administrativas e/ou artísticas, durante dois anos.
 
V - Obras Literárias de sua Autoria
 
 1. “Tempo Atrasado”, “Verso & Reverso”, “Desencontro  Pontual” e "O Possível Inatingível" (poesias)
 2. “Da Cama à Fama” (romance)
 3. “ Alma de Papel” (romance)
 4. “A 8ª. Dama de Espadas” (romance)
 5. “Um Amor em Braile” (romance)
 6. “A Bota e o Coturno” (romance)
 7. "O Arquiteto do Paraíso" (romance)
 8. “A Pedra Encantada” - (infanto-juvenil)
 9. “Teatro em Gotas” - (Curso de Teatro)


 Obs: O Autor escreveu trinta e três peças, das quais oito já foram encenadas em grandes teatros no Rio de Janeiro e Petrópolis.

 
VI - Viagens internacionais (pesquisa para os livros):
 
 Argentina, Uruguai, Paraguai, e USA.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário